leia os testemunhos de quem nos acompanha
Estas são as caras da nossa familia
As perguntas mais frequentes
Uma associação juvenil de utilidade pública com atividades de ocupação dos tempos livres para raparigas desde os 10 anos até ao início da vida profissional.
A Missão do Rampa é dar formação a raparigas que possam contribuir para uma sociedade mais humana, solidária, com profissionais empenhados e capazes de trabalhar em conjunto pela paz, a procura do bem e da verdade.
Num ambiente muito familiar, o Rampa pretende facilitar o desenvolvimento harmónico da personalidade de cada rapariga nas diversas dimensões (conhecendo-se para crescer dando o melhor de si).
Colaborar com os pais na tarefa educativa e com cada uma no desenvolvimento pessoal. No Rampa há diversas iniciativas de ocupação dos tempos livres de forma enriquecedora e de apoio ao estudo. Também se investe em potenciar as competências de cada uma em diversos âmbitos (pessoal, cultural, artístico, desportivo, solidário), sempre num ambiente de amizade e confiança.
Para dar resposta à necessidade atual de plenitude que predomina na juventude. O Rampa aposta em formar mulheres que saibam o que querem, ponderem o que sentem e reajam de forma equilibrada aos desafios do ambiente em que se movem. Serve como local de encontro para fortalecer amizades autênticas, num mundo em que as relações tendem a ser predominantemente digitais.
Não! Tendo o tempo livre uma enorme transcendência educativa, no Rampa criam-se condições para colaborar com os pais. As famílias encontram no Rampa um reforço do seu empenho para que cada uma desenvolva as competências necessárias ao são crescimento. Desta forma, vislumbram perspetivas animadoras no futuro e o desejo de as levar a todos os âmbitos da sua vida.
Sim. O Rampa conta com uma equipa de monitoras, jovens dos 18 aos 35 anos, selecionadas pela Direção, que se dedica ao acompanhamento pessoal das associadas. Com efeito, valoriza-se cada uma como é, obtendo do Projeto Educativo as ferramentas necessárias ao desenvolvimento de capacidades de forma a dar o melhor de si própria.
O precetorado é a colaboração que as monitoras dão aos pais na orientação personalizada das suas filhas. Cada associada conta com uma monitora especialmente atenta para a estimular, animar e aconselhar no seu percurso pessoal e profissional, no âmbito de uma relação de amizade e confiança.
a. Morada: Avenida da Boavista, 1605 4100-132 Porto
b. Proprietário: Fontarcada – Centro de Atividades Culturais, Lda (NIPC: 501 201 483)
c. Cedência de instalações através de contrato de comodato
Tão acolhedoras como as de uma casa limpa e arrumada. Basta entrar no Rampa para se sentir em casa e em família, tanto pela forma como se é recebido como pelas características do espaço.
Porque a primeira sede era numa rua inclinada.
O Rampa Clube é uma Associação Juvenil e está inscrito no RNAJ (Registo Nacional de Associações Juvenis)
a. O Rampa Clube tem uma identidade cristã porque se apoia nos valores cristãos para transmitir a formação, permitindo às associadas que assim o desejarem, aprofundar numa relação pessoal com Cristo
b. O Rampa Clube é Católico no sentido em que a doutrina que ensina é a da Igreja Católica e os valores veiculados são os da Igreja (Verdade, Bem, Solidariedade, Justiça, Amor, Esperança, entre outros)
c. A presença do espírito Cristão no Clube manifesta-se habitualmente em pormenores que refletem os valores que se pretendem transmitir: amizade, lealdade, solidariedade, liberdade, protagonismo dos pais, clima de confiança e de cordialidade.
a. Não. O Rampa está aberto a todo o tipo de pessoas, independentemente da sua crença religiosa, raça ou proveniência social
b. O Rampa Clube acredita que o Projeto Educativo é universalmente enriquecedor, uma vez que promove o desenvolvimento de competências importantes para qualquer faixa etária e para as que queiram ter um papel ativo na família e na sociedade, agora e no futuro.
a. Não, o Rampa Clube não é para ricos, é para todas as famílias. O Rampa não seleciona as famílias pela sua capacidade económica. No Rampa possibilita-se o contacto com famílias diferentes.
Se uma associada não pode pagar, pede uma bolsa apresentando a necessidade à Direção.
O Rampa recebe donativos de pessoas que se identificam com o projeto educativo.
A formação espiritual e doutrinal está a cargo do Opus Dei, permitindo a cada associada a descoberta da relação pessoal com Cristo como forma de dar sentido ao seu dia a dia.
No Rampa há atividades específicas do Opus Dei - aulas, palestras, recoleções, meios de direção espiritual, etc. - para jovens e senhoras. Estas atividades dão a conhecer e ajudam a viver os ensinamentos do Evangelho e do Magistério da Igreja e são organizadas em horários compatíveis com o cumprimento dos deveres familiares, profissionais e sociais das assistentes.
Porque o projeto educativo foi pensado para o desenvolvimento de competências específicas do sexo feminino, supondo-se que as participantes convivem com rapazes nos outros ambientes em que se movem.
Claro que sim! Contacte-nos ou deixe o seu contacto na área das sugestões e teremos muito gosto em esclarecer o que for necessário.